domingo, 10 de junho de 2012

Álvares de Azevedo

        a) Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu no dia 12 de setembro de 1831 na cidade de São Paulo. Esta poeta morreu jovem mas deixou uma grande herança para a literatura brasileira a maioria de seus poemas foi publicada no livro A Lira dos Vinte Anos após sua morte.
            Álvares pertenceu à segunda geração do romantismo brasileiro, caracterizada pelo ultrarromantismo, pelo pessimismo e pela subjetividade além disso muito influenciada pelo poeta inglês Lord Byron. Os poemas de Álvares de Azevedo tratavam frequentemente da morte em versos sombrios, mas o poeta também conseguia manter um certa ironia em seus poemas. Outro componente frequente em seus poemas eram as mulheres ora retratadas como virgens amadas ora como meras prostitutas. Nos textos desse poeta também é comum se encontrar traços de satanismo, patriotismo e saudades da infância.
            Faleceu aos 20 anos
     

         b) Álvares de Azevedo era conhecido como a antítese personificada porque sua vida era uma grande contradição. Essa característica se deve ao dualismo comum do movimento romântico.


         c) O poema ideias íntimas trata sobre a vida do poeta, sua moradia e suas percepções. Primeiramente  poeta fala de seus escritores favoritos e descreve sua vida como monótona, em um segundo momento o autor descreve obras que estão em todos os cantos de sua casa e fala sobre o seu amor pelo conhaque e pelo charuto. Descreve também o quarto em que dorme e revela seus pensamentos a respeito de sua cama e o que tem ao redor dela. Neste poema o poeta expressa muito frequentemente os pensamentos que tem sobre mulheres, além disso o autor mostra que adora ler citando várias vezes os livros que leu e chegando a agradecer ao candeeiro que iluminou as tantas noites que o poeta passou lendo. É importante também salientar que o autor faz uma referência aos pais na qual revela o quanto os amava.

Por Isabela Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário