domingo, 3 de junho de 2012

As artes plásticas e o romantismo

As artes plásticas foram muito importantes no movimento romântico do século XIX, a pintura foi principalmente inspirada pela história e pela  literatura.  As princiais características da pintura romântica eram: As cores livres e abertas, as paisagens começaram a ser mais importantes. Estas caracteríticas permitiam que o pintor refletisse seu espírito em suas obras. As pinturas românticas possuíam forte poder narrativo, dramático e tenebroso. Os principais artistas plásticos românticos são: Francisco Goya, Eugene Delacroix e Auguste Rodin.
As principais obras deste artistas e seus paralelos com o romantismo são:

- El Aquelarre (Goya)

Esta obra mostra o pessimismo típico do romantismo e expressa o interesse do pintor pelo irracional.
-El Tres de Mayo de 1808 (Goya)


Esta obra expressa a repressão do acontecimento conhecido como levantamento de 2 de maio de 1808, no qual Napoleão invadiu a Espanha. Mostra o historicismo e o pessimismo romanticos.
-A liberdade Guiando o Povo (Eugéne Delacroix)

Esta obra é uma comemoração à Revolução de Julho de 1830 e apresenta o nacionalismo e o historicismo típicos do romantismo.
-A Morte de Sardanapalo

Esta obra representa um espetáculo de horror no qual o rei Sardanapalo manda matar todo o seu povo para evitar a derrota. Representa o pessimismo.
-O Pensador (Auguste Rodin)


Nesta obra Rodin representa Dante (um dos personagens de A Divina Comédia) refletindo nas portas do inferno. O personagem encontra-se nu porque Rodin quis dar um caráter heroico ao personagem.
Por Isabela Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário